17 coisas que precisa levar quando viaja com o seu cão

Truques e Dicas // Abril 2019
Chihuahua Pablo dentro da mala transportadora no aeroporto da ilha Terceira

Quando viajamos com cães o melhor é preparar tudo com antecedência. É melhor garantir que não vai esquecer-se de nada importante. Eu costumo ter uma lista na app Evernote com os items que preciso levar comigo sempre que vou de férias ou apenas passar um fim-de-semana com o meu cão.

Decidi partilhar essa lista aqui neste artigo com a espetativa que lhe possa dar algum jeito!

Lista para viagens com o Pablo

1. Boletim de vacinas

Sempre que viajar com o seu cão de férias ou fins-de-semana, leve o boletim de vacinas consigo. Poderá precisar mostrar se alguém o pedir no hotel ou check-ins de aeroporto, apenas para verificarem se tem as vacinas em dia.

2. Passaporte (apenas quando viaja de avião e para países estrangeiros)

Quando viajar de avião terá de levar o passaporte do seu cão para o check-in no aeroporto. Deverá pedir este documento ao veterinário com cerca de dois meses de antecedência para garantir que tudo vai estar pronto no momento da viagem.

3. Carta do veterinário (apenas quando viaja de avião)

Peça ao seu veterinário uma carta onde seja declarado que o seu cão foi examinado por um médico veterinário e se encontra de boa saúde e apto para viajar para países estrangeiros. Poderá ter de mostrar este documento no aeroporto.

4. Bilhete (apenas quando viaja de avião)

Obviamente não pode esquecer-se do bilhete de avião do seu cão. Mantenha-o junto dos seus documentos para não o deixar para trás.

5. Comprimido para dormir (apenas quando viaja de avião)

Apenas dou um comprimido para dormir (1/4 de Vetranquil mais precisamente) ao Pablo quando viajamos de avião, mas se o seu cão tem problemas em viajar dentro da transportadora (num comboio por exemplo), ou vomita no carro em todas as viajens, fale sobre o Vetranquil com o veterinário. Ele poderá prescrevê-lo ao seu cão, ou outro similar para a ocasião.

6. Transportadora

Levo sempre a transportadora do Pablo quando viajo de avião (homologada para viagens de avião) ou de comboio. No carro uso a trela de carro com o harnês. Tenho também uma mochila para quando viajo em Portugal. Dá muito jeito quando está muito calor ou quando preciso de entrar em sítios onde os animais geralmente não são permitidos (como restaurantes, por exemplo).

7. Trela de carro

O Pablo usa esta trela quando viaja de carro. Também a costumo levar comigo quando planeio alugar um carro no destino. É uma boa idea levá-la consigo, especialmente se o seu cão não gostar de estar dentro da transportadora.

8. Harnês

Uso sempre harnês com o Pablo para prevenir lesões no pescoço, mas nesta situação em particular, uso harnês para o prender à trela do carro.

9. Trela

Não preciso explicar… serve apenas para não me esquecer!

10. Fralda

Costumo colocar uma fralda dentro da transportadora, mas apenas quando viajo de avião ou de comboio. Nunca foi usada, mas serve de prevenção caso o Pablo tenha alguma urgência durante a viagem. O Pablo fica um pouco tonto quando toma Vetranquil (por exemplo) e nesses momentos ele pode de facto fazer alguma coisa sem dar conta mas nunca aconteceu enquanto viajamos. Por via das dúvidas, usamos a fralda.

11. Brinquedos

Leve pelo menos o boneco favorito do seu cão, para ele poder brincar e se sentir mais ambientado com o novo lugar enquanto está longe de casa.

12. Roupa

Uma muda de roupa caso esteja frio no destino, ou para passeios em noites frias.

13. Manta

Costumo colocar duas mantas na transportadora, pois o Pablo gosta de se esconder debaixo das mantas enquanto dorme.

14. Ração

Esta é opcional, uma vez que poderá comprar a ração do seu cão no destino mas eu costumo levar a ração necessária para as férias.

15. Biscoitos

Sim, o Pablo é muito guloso. Nunca me esqueço dos seus biscoitos para ele poder comer o mesmo que come em casa e receber as suas recompensas sempre que faz algo fantástico.

16. Dois comedouros

Para água e comida. Eu tenho dois comedouros dobráveis que posso levá-los comigo para todo o lado. É muito útil quando fazemos longas caminhadas. Poderá comprar online na Tienda Animal.

17. Osso

E claro… não me posso esquecer de um grande osso para ele se divertir durante um bocadinho e limpar os dentes.

É tudo! Não são muitas coisas, mas se não tiver uma lista, são as suficientes para me esquecer de alguma coisa. Por isso, se for como eu e quiser garantir que não se esquece de nada, espero que esta lista o ajude.

Se acha que me esqueci de algo, deixe-nos uma mensagem nos comentários!

Divirta-se!

  • Siga-nos no Youtube

Siga-nos no Instagram

My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog