Porto da Areia Norte, Peniche

Spots Amigos do Pablo // Agosto 2018
Chihuahua Pablo na praia com a língua de fora

Praia. Adoro praia. É para mim o local ideal para esquecer o stress semanal e repôr as boas energias. Por isso, sempre que tenho disponibilidade aproveito para ir “ali num instantinho” carregar baterias. Durante as estações do ano não balneares o Pablo vai comigo.

Parece que também ele está numa terapia a libertar toda a energia rebolando na areia, molhando os bigodes, cheirando aromas diferentes que vêm do mar, correndo atrás das gaivotas e tentando morder a areia que salta à frente das suas pequenas patas enquanto corre atrás do vento. Uma verdadeira alegria de se ver.

No verão tudo isso acaba para o pequeno Pablo. Cada vez acaba mais cedo e começa mais tarde devido à enchente turística que temos recebido nos últimos anos. Por causa dos turistas os patudos ficam mais tempo longe das suas praias.

O verão é a minha estação. Calor, sol, areia, mar e tudo o que a rodeia. Devido à azáfama semanal o tempo que existe para a praia é curto mas muito valioso. Deixa-me triste que num país com tantas praias como o meu, não exista uma (pelo menos) por concelho que permita a presença de animais à trela. Deixar o Pablo em casa deixa-me com peso na consciência porque sei o quanto seria benéfico para ele e quanto ele iria adorar. Tendo em conta que se tudo correr como julgo que a Natureza tenha planeado, a vida do Pablo será consideravelmente mais curta do que a minha e portanto quero dar-lhe o melhor enquanto cá estiver. Foi com essa condição que a porta do meu apartamento se abriu para ele. Resolvi portanto abrir a caça aos areais caninos no meu país e à data deste artigo, já existem 4 praias em Portugal para o Pablo se divertir no verão. Pretendemos conhecer todas e lutar por uma no nosso concelho: Mafra.

Fomos experimentar uma delas. Chama-se Porto da Areia Norte e está situada em Peniche. Fica a 1h de carro da nossa residência. Saímos cedo de casa, com os biscoitos (humanos e caninos), bonecos, água, toalhas e a amiga preferida do Pablo: Sookie, a rafeira. Bons momentos partilhados com as melhores companhias tornam-se inesquecíveis e nós queríamos um dia especial. Lá fomos para um dia de verão. Chegados à praia deparámo-nos com a sinalética que identifica aquele lugar como praia canina; saquinhos para os dejetos e o aviso de animais sempre à trela. Sorrisos no rosto. Afinal o paraíso existe! Foi maravilhoso. O Pablo correu até gastar as pilhas; comeu areia como de costume e levou um banho surpresa de uma onda mal medida que a mim apenas me molhou os pés. Divertimo-nos imenso. Voltámos para casa repletos de boas energias e o Pablo… dormiu, dormiu e dormiu de certeza acompanhado de bons sonhos com a nova praia que lhe abriu as portas no verão.

Pablo a brincar com a Sookie na praia.
Pablo a brincar com a Sookie na praia.

Eu, como dona do Pablo, só tenho de agradecer a quem lutou por aquele lugar livre e por nos permitir um dia de verão sem pesos na consciência. Que sirva de excelente exemplo às outras câmaras municipais por este país fora e que faça muitas famílias felizes durante a época estival.

Quem raio disse que os cães não vão à praia no verão?

Veja no mapa em baixo onde fica este Spot Amigo do Pablo:

  • Siga-nos no Youtube

Siga-nos no Instagram

My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog My Pocket Dog